O que é Sucesso do Cliente e qual a sua importância para as empresas?

O termo Sucesso do Cliente (ou CS, abreviação de Customer Success em inglês) tem sido cada vez mais utilizado no vocabulário cotidiano das empresas. Apesar disso, ainda existem muitas organizações que não entendem o conceito real dessa denominação e muito menos a sua importância para empresas de diversos segmentos, como assistências 24 horas veicular, clubes de benefícios, cartões de desconto em saúde e muito mais.


Para contribuir na ampliação desse conceito e ajudar empresas dos segmentos que citamos acima, preparamos esse conteúdo para que você descubra tudo sobre Sucesso do Cliente, sua importância, benefícios e como aplicá-lo da maneira correta. Boa leitura!

O que é Sucesso do Cliente?

O Sucesso do Cliente é o setor responsável por cuidar dos relacionamentos de longo prazo entre uma empresa e seus clientes e fazer com que eles tenham o melhor resultado possível após a aquisição de um produto ou serviço. Para isso, é preciso fornecer aos clientes recursos para ajudá-los a obter o máximo de valor do que foi contratado ou comprado, aumentando a satisfação e a fidelidade ao longo do tempo.

O CS também pode ser definido como uma estratégia que busca gerar crescimento sustentável para a empresa, através da entrega do resultado desejado, que é a soma do resultado esperado pelo cliente com a experiência apropriada.

Resultado desejado

O setor de CS envolve atividades como treinamento, suporte técnico, comunicação eficaz e monitoramento de desempenho. Os profissionais desse setor são responsáveis por garantir que os clientes tenham sucesso em seu uso de produtos ou serviços, ajudando-os a alcançar resultados positivos e a obter o melhor retorno sobre o investimento.

A importância do Sucesso do Cliente para as empresas

O Sucesso do Cliente vem ganhando mais força nos últimos anos pois atualmente já ficou muito claro para as empresas que o relacionamento com o cliente não termina após a venda de um produto ou serviço, principalmente em empresas de modalidade SaaS (ou seja, que oferecem softwares e soluções tecnológicas como serviços). Porém é importante ressaltar que esse setor pode ser adotado por qualquer tipo de empresa, inclusive as de varejo físico.

Mesmo após o negócio ter sido fechado, o cliente precisa de cuidado e atenção para ser fidelizado e por isso o CS é de extrema importância nesse momento. Inclusive, estudos já comprovaram que custa 5 vezes mais adquirir um novo cliente do que reter um cliente que já está na base, então investir em fidelização se torna cada vez mais necessário. Além disso, o CS proporciona outros diversos benefícios quando implementado da forma correta. Abaixo abordaremos mais sobre essas vantagens.

Quais os benefícios do Sucesso do Cliente nas organizações?

A implementação do setor de CS em uma empresa pode trazer uma série de benefícios, além da fidelização e retenção, que já foram citadas anteriormente. Podemos ressaltar que empresas que adotaram o CS tiveram aumento na satisfação  dos clientes, tendo em vista que esses clientes passam a se sentir mais importantes e valorizados. Também é possível ver uma melhoria na qualidade dos produtos e serviços, já que os feedbacks e alinhamentos constantes com os clientes contribuem para a captação de sugestões e oportunidades de desenvolvimento.

Os benefícios citados anteriormente geram ainda outros, como redução de custos e aumento da receita da empresa. Clientes satisfeitos e produtos aprimorados permitem que a empresa aumente o valor praticado no mercado, pois eles estarão mais engajados com a marca e dispostos a pagar mais para ter qualidade no que foi adquirido.

Como aplicar o Sucesso do Cliente em sua empresa?

A maneira mais eficaz de aplicar o Sucesso do Cliente em sua empresa é criar uma equipe dedicada a isso. Esta equipe deve focar em entender os objetivos de negócios dos clientes, ajudá-los a obter o máximo de valor dos produtos e serviços da empresa e captar feedbacks para ajudar a aprimorá-los. A realização de treinamentos assim que o cliente “embarca” na empresa é uma das melhores formas de coletar essas informações e sanar possíveis dúvidas.

Além disso, é importante estabelecer uma comunicação frequente com os clientes para garantir que eles estejam satisfeitos com a experiência e identificar se eles estão encontrando alguma dificuldade ou utilizando as ferramentas conforme foi alinhado nos treinamentos iniciais. Esse monitoramento pode ser realizado através de reuniões, ligações e até mesmo emails.

E então, percebeu a importância do CS para a sua empresa? A tendência é que esse setor ganhe cada vez mais espaço e as empresas que não adotarem esse conceito certamente ficarão para trás.

Se você quer sair na frente de todos os seus concorrentes, temos outra dica valiosa para você: adote o uso de sistemas para gestão. Uma boa gestão é peça chave para o sucesso de uma empresa. A Infornet, no mercado desde 2008, desenvolve as melhores ferramentas para assistências 24 horas, clubes de benefícios, clubes de assinaturas, cartões de desconto em saúde, prestadores de socorro veicular e mais!

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