O que é preciso para construir uma boa equipe de atendimento?

Podemos dizer que a equipe de atendimento é uma das áreas mais importante de uma empresa, sendo muitas vezes o portão de entrada para muitos clientes. Quantas vezes você entrou em contato com determinada empresa, para sanar alguma dúvida e acabou se tornando cliente? Essa é uma situação muito comum, onde acabamos sendo cativados pelo atendimento que recebemos. Da mesma forma, um atendimento ruim pode nos afastar de determinada empresa, mesmo que estejamos necessitados de algum produto/serviço. Inclusive existem pessoas que preferem pagar mais caro e ser bem atendido, do que pagar mais barato e não ter o suporte necessário.

Levando em consideração a importância dessa área, é essencial que a equipe de atendimento esteja preparada para atender clientes, tirar dúvidas e solucionar possíveis problemas. E mais importante ainda: não são apenas os novos clientes que merecem ser bem atendidos. Muitas empresas investem no atendimento inicial, oferecendo um ótimo primeiro contato ao cliente, mas depois que ele fecha o produto ou serviço, não oferecem mais a devida atenção para esses clientes.

Não são apenas os novos clientes que devem ser bem atendidos. Clientes antigos quando bem tratados, se tornam fiéis e porta de entrada para clientes futuros.

Para evitar que a sua empresa cometa esse tipo de erro, a Infornet separou algumas dicas de como formar uma boa equipe de atendimento e quais são os atributos que essa equipe deve possuir. Confira abaixo:

 

  • Treinamentos:

Um dos passos mais importantes para construir uma boa equipe de atendimento é oferecer treinamento aos seus funcionários. Os treinamentos devem abordar não somente formas de como se portar com os clientes, mas também sobre a política da empresa e os produtos ou serviços oferecidos por ela. É importante que seus funcionários conheçam plenamente todas as características de sua empresa e com o que ela trabalha, que estejam alinhados com os valores que sua empresa acredita e defende.

A capacitação dos seus funcionários significa o sucesso de sua empresa, pois bons atendentes proporcionam aos seus clientes uma melhor experiência, o que consequentemente faz com que eles fiquem mais satisfeitos e propensos a fechar negócios com sua empresa novamente. Portanto, ofereça treinamentos frequentemente e quantas vezes forem necessárias.

 

  • Empatia e atenção:

Muitas pessoas gostam de dizer que o cliente é a “alma” do negócio. Sabemos que eles são fundamentais para qualquer empresa, não importando o segmento. Por eles serem o foco, o objetivo final, precisam ser bem atendidos. Nesse momento, o princípio de tratar o próximo como gostaríamos de ser tratados nunca foi tão valioso.

É importante que sua equipe seja formada com atendentes simpáticos e atenciosos, que saibam se colocar no lugar do cliente, e principalmente, saibam como se comportar em situações onde o cliente esteja insatisfeito. Muitas vezes o cliente já entra em contato estressado com relação a algo sobre sua empresa, mas um bom atendimento em alguns casos pode quebrar essa “barreira” e reverter essa insatisfação.

 

  • Bom ambiente de trabalho:

Outro fator que é importante e pode comprometer a entrega da sua equipe é o ambiente de trabalho. É imprescindível que sua empresa forneça um local apropriado para sua equipe, agradável e longe de distrações. Aposte em uma boa estrutura, como mesas e cadeiras confortáveis.

Além do espaço em si, também é essencial que ofereça aos funcionários boas ferramentas de trabalho, como boas máquinas, telefones e sistemas. Um atendente em um ambiente favorável pode render muito mais do que o esperado.

 

  • Reconhecimento e estímulo:

Não deixe de reconhecer quando seus funcionários realizarem um bom trabalho, como por exemplo, ao bater alguma meta ou reverter uma situação de perda em ganho. Muitos funcionários quando questionados ao entregarem resultados ruins, apontam a falta de reconhecimento como um dos motivos.

O reconhecimento é como um gás para que seus atendentes continuem entregando um bom trabalho. Estimulá-los com recompensas e incentivos também é uma ótima forma de mantê-los motivados e animados. Um funcionário motivado trabalha com mais empenho e entrega mais qualidade e resultados.

 

Aqui na Infornet aplicamos todos esses atributos e montamos uma equipe de atendimento comprometida e preparada para sempre atender aos nossos clientes da melhor forma. Você pode conhecer um pouco mais sobre o nosso time clicando aqui. Se você tem alguma dúvida sobre os nossos sistemas, não hesite em entrar em contato conosco. Basta clicar no botão abaixo:

Esperamos que as nossas dicas ajudem a sua empresa a construir um bom time de atendimento e assim, conquistar melhores resultados para o seu negócio.

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Até a próxima!

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