Empresas de todos os setores se beneficiaram com inovações na tecnologia e novas tendências. Sendo assim, elas estão sempre a procura de softwares e soluções para a padronização e otimização de seus processos, a fim de aumentar a produtividade, facilitar processos rotineiros e gestões.
Nesses ambientes, a metodologia ágil ou metodologia agile, surge como uma boa opção para a organização do ambiente de trabalho, em vários aspectos ligados à tecnologia, função que metodologias tradicionais não são capazes de fazer. Falaremos mais sobre o assunto no decorrer do conteúdo, mas já é bom saber que esse método é menos burocrático, tornando qualquer processo mais dinâmico e flexível.
Quer entender mais sobre essa metodologia? Prossiga com a leitura e veja o que a Infornet tem a te ensinar sobre o assunto.
Afinal, o que é metodologia ágil?
A metodologia ágil refere-se a um conjunto de práticas para gerir projetos com mais rapidez e flexibilidade. Como o próprio nome já diz, o principal objetivo é agilizar processos, do começo ao fim. Tem características diferentes de métodos tradicionais, sendo alguns deles:
- feedback constante, otimizando a comunicação entre setores e/ou entre equipe e cliente;
- entregas dinâmicas;
- otimização contínua;
- adaptação à mudança sem perda de valores, de acordo com o desejo e objetivo de cada cliente.
É importante lembrar da existência de vários tipos de metodologias ágeis. Falaremos mais adiante sobre os outro tipos, para que você possa compreender qual o melhor modelo para a sua empresa.
Como surgiu?
Essa metodologia foi criada a partir de um grupo de desenvolvedores de software cansados de métodos tradicionais que atrasavam seus trabalhos e projetos. Então, em 2001, esse mesmo grupo criou uma declaração chamada Manifesto Ágil, contendo alguns princípios que vamos citar no próximo tópico. Além dos princípios, ficou estabelecido quatro valores como base para o movimento. São eles, de acordo com a declaração original:
- Indivíduos e interações estão acima de quaisquer projetos e ferramentas;
- Softwares em funcionamento antes de qualquer documentação;
- Colaboração com o cliente antes que negociação de contratos;
- Responder às alterações e feedbacks antes de seguir um plano.
Qual é a sua importância?
A importância do método ágil parte de alguns princípios para que o trabalho de seus funcionários possam ser maximizados, gerando benefícios ao negócio, como redução de custos. Veja alguns deles:
- Priorizar a satisfação do cliente com entregas e alterações pontuais quando necessário;
- Promover a colaboração e comunicação entre todos os agentes do projeto;
- Fornecer todas as ferramentas e suporte necessários para que seus funcionários realizem os projetos;
- Estimular um ritmo constante entre os profissionais para que os projetos se tornem cíclicos;
- Minimizar processos ou etapas que atrasam ou não geram valor à entrega do produto ou serviço.
Existem diferenças entre metodologias ágeis e tradicionais?
Existem várias diferenças entre as metodologias ágeis e as tradicionais, mas a que mais se destaca é a velocidade. O método tradicional tem como característica etapas definidas, que geralmente não podem ser excluídas, mesmo sem acrescentar em nada no projeto. Dessa forma, tudo é planejado, o que torna o processo sempre mais demorado.
Já na ágil, o principal objetivo é adaptar-se para realizar pequenas entregas pontuais. Essa foi a forma encontrada para que o cliente pudesse enxergar os resultados de uma maneira mais prática e veloz, o que gera feedbacks durante todas as etapas. Assim, a empresa pode se adaptar para as próximas etapas, de acordo com o feedback do cliente. Ou seja, o produto tem o seu valor agregado a todo momento até a entrega final com assertividade.
Por um outro ângulo, a metodologia tradicional procura minimizar quaisquer alterações para não comprometer o cronograma que foi planejado.
Quais são as metodologias ágeis?
Existem vários tipos de metodologias ágeis, e é importante reconhecê-los para saber qual é o melhor match para a sua empresa. Confira alguns:
Metodologia Scrum
Já falamos sobre esse tipo em um outro conteúdo do nosso blog. O Scrum é capaz de organizar todos os agentes de um projeto em comum, especialmente para a criação e o gerenciamento de softwares. Há ciclos conhecido como sprints dentro de um time box.
Para que seja feito, é preciso definir os papéis internos, sendo eles:
- Product owner;
- scrum master;
- time scrum.
Para entender mais sobre o assunto, leia o conteúdo que a Infornet preparou sobre o assunto clicando nesse link.
Lean
A metodologia Lean surgiu no Japão, antes da ágil. A época era de pós-guerra e as indústrias, principalmente as automobilísticas, gostariam de otimizar os processos. O nome do método foi vem do inglês Lean Manufacturing e foi inspirado no sistema de produção da Toyota.
Para otimizar processos, era preciso reduzir custos, recursos e tempo. Mas se essa metodologia foi usada há anos, isso não a torna obsoleta? Bom, pode até ser que sim, mas um dos grandes empreendedores do Vale do Silício instalou o termo novamente para ter processos enxutos em sua startup. Ou seja, o objetivo aqui é realizar uma gestão otimizada, porém mais barata.
Adaptive Software Development (ASD)
Chamado de Desenvolvimento de Software em Português, o ASD foi pensado para projetos mais complexos. Ele leva em consideração o princípio da Metodologia Ágil de sempre introduzir o cliente nas etapas de processos.
Kanban
Essa é a anciã da metodologia ágil, pois surgiu há muitos anos. Ela é baseada em métodos japoneses para a otimização do ciclo de trabalho. Acredita-se que foi criada pela Toyota nos anos 60, mas ainda sim é usada nos dias de hoje em plataformas como o Trello, que consiste em uma visão geral dos projetos de uma empresa.
Apesar de serem criadas para facilitar a rotina e as etapas de empresas que utilizam tecnologias, as metodologias ágeis podem ser usadas para pequenas, médias e grandes empresas de vários nichos. Isso porque é possível aplicar esses recursos em qualquer etapa de criação e desenvolvimento de produtos e serviços.
Entre as principais vantagens que citamos, estão:
- redução de tempo;
- redução de custos;
- otimização da produtividade;
- participação do cliente, incluindo feedbacks;
- otimização de receita;
- alavancagem do negócio.
Vale lembrar: é possível integrar uma metodologia em outra, para um match ainda mais completo para seus funcionários.
E então? Deu para entender o que é a metodologia ágil? Qual dos métodos citados se encaixaria melhor para a sua empresa? Para aprender mais sobre gestão de negócios e outros assuntos, acompanhe a Infornet nas redes sociais:
Até a próxima!