Metodologia scrum: como aplicar em qualquer empresa

Metodologia scrum é uma das novas metodologias de trabalho usadas por organizações que necessitam de agilidade para responder ao ambiente em que estão inseridas de acordo com as suas necessidades.

Basicamente é um método de gestão rápido e dinâmico, no qual planejamento, execução e entregas caminham juntos. Porém, ele não está relacionado somente com o uso exclusivo para o desenvolvimento de software, sendo considerado um dos métodos mais fáceis de ser aplicado em qualquer tipo de empresa. 

Estamos falando sobre um conjunto de conceitos, práticas e ferramentas que surgiu no início da década de 90. A origem da palavra scrum vem do esporte, mais precisamente de uma partida de rugby, na qual a referência é um time que atua em conjunto para atingir uma meta. Ou como falado no esporte “goal”, em analogia com o ambiente organizacional de uma empresa.

Essa perspectiva inovadora é adaptável à realidade de qualquer empresa, desde que o seu negócio, produto ou serviço busque o crescimento inovador. Trata-se de três etapas essenciais para o bom funcionamento dos processos:

  1. profissionais envolvidos;
  2. eventos de desenvolvimento;
  3. documentações cruciais.
metodologia+scrum

Quem pode se beneficiar da metodologia scrum?

É comum pensarmos que a metodologia scrum é restrita aos desenvolvedores e profissionais do Vale do Silício. Pois saiba que esse método é usado para qualquer tipo de projeto com alto nível de complexidade e tem um resultado excelente quando há um produto ou serviço sendo produzido pela sua empresa. Pode ser usado, inclusive, no desenvolvimento de campanhas de marketing.

As maiores empresas do mundo fazem uso desse tipo de metodologia, tais como o Bank of America, a CNN, o The Economist, e organizações como o FBI. Mesmo atuando em setores diferentes, todas essas grandes corporações possuem uma característica em comum: a grande necessidade de agilidade nos processos internos, com o objetivo de serem mais responsivos no ambiente de trabalho.

De modo geral envolvem três elementos, sendo eles os papéis, também chamados de profissionais envolvidos, as cerimônias, também conhecidas como eventos de desenvolvimento e os artefatos, chamados de documentos cruciais. Prossiga a leitura e confira o que cada um deles quer dizer!

Papéis: profissionais envolvidos

Para aplicar a metodologia scrum na sua empresa, você vai precisar primeiramente definir papéis internos que formam as práticas do scrum. Entenda:

Product Owner

Esse é o principal usuário do projeto, a pessoa que tem domínio sobre a compreensão dos usuários, mercado que está inserido e sua concorrência. Por isso, suas decisões são fundamentais no projeto que está sendo desenvolvido. O PO além de ter um papel essencial no esclarecimento de dúvidas, é a pessoa que agrega conhecimento sobre as tendências futuras.  O seu papel chave na comunicação do projeto é também de liderança, pois ele coordena a relação com o time, define quais são as prioridades a serem trabalhadas além de gerir o trabalho de outros papéis envolvidos.

Por ter a necessidade de ser altamente capacitado e experiente, o PO é o tipo de profissional mais difícil de ser encontrado. Dessa forma, as principais características de um Product Owner se resumem a ser questionador, comunicativo, empático, possuir atenção às métricas, transparente e ético. Muitas vezes um PO pode ser confundido com um chefe, mas queremos deixar claro que não é bem assim.

Então, o papel desse profissional, além do que já foi mencionado anteriormente é buscar, de forma organizada, uma solução para o problema em questão, priorizar os itens de backlog (falaremos sobre isso no decorrer do conteúdo), realizar experimentos, mensurar resultados, estudar o mercado de maneira consistente, esclarecer dúvidas, promover feedbacks e outros.

Scrum Master 

Esse profissional é responsável por manter os princípios da metodologia sempre vivos durante todo o processo. Isso significa trabalhar com transparência, inspeção e adaptação. Essa pessoa lidera o processo e orienta quais serão os próximos passos, evitando empecilhos que possam impedir o avanço do desenvolvimento do projeto e no trabalho do time scrum.

Junto ao product owner, ele vai facilitar o trabalho dos desenvolvedores e ser um líder no projeto, garantindo que a equipe siga a metodologia por completo. Geralmente, a posição de Scrum Master pode ser exercida pelo gerente de projeto, mas isso não impede que outro profissional seja apto à posição.

Time Scrum

É caracterizado por um grupo de profissionais que juntos desenvolvem a técnica que foi elaborada e a executam de acordo com as exigências para aquele sprint. Esse time desenha o caminho que será percorrido pelo projeto. Por isso, na construção dessa técnica, um time multifuncional é essencial para agregar conhecimento, uma vez que juntos irão compartilhar os resultados positivos e negativos fazendo o possível para fechar o sprint com sucesso.

As principais características de uma equipe de Time Scrum são a colaboração, a auto-organização e a disciplina. Essas características são essenciais, pois todos estão buscando alcançar o mesmo objetivo. Portanto, é importante compartilhar conhecimentos, riscos e outros.

Cerimônias: eventos de desenvolvimento

A metodologia scrum só finaliza um projeto após uma sequência de sprints, ou seja, reuniões de resolução de tarefas planejadas para um período de tempo. Esses prazos podem variar de 2 a 4 semanas para a entrega desejada do trabalho que está sendo realizado. Além disso, são desenvolvidas na sprint novas funcionalidades ao produto ou projeto que podem ser colocadas em prática. Essas novas funcionalidade estão sempre sendo testadas e validadas constantemente durante todo processo. Isso faz com que o projeto cresça com facilidade e sem atrasos, além de apresentar uma entrega maior e melhor.

Acontece sempre antes de toda sprint, a sprint planning, realizada pelos membros product owner, scrum master e time scrum, que juntos priorizam todas as tarefas mais difíceis na execução e construção de valor para o público-alvo que o projeto quer atingir. O resultado dessa reunião é definir quais são as tarefas que serão realizadas na próxima sprint. O terceiro evento é o responsável pela sincronia no trabalho dos profissionais do projeto.

A daily scrum é uma reunião rápida de no máximo 15 minutos para alinhar de forma prática e dinâmica 3 pontos importantes do projeto: entrega diária, próxima entrega e dificuldades na atual entrega. São trabalhados pelo scrum master os impedimentos que surgirem e que impedem o fluxo contínuo do projeto.

Por fim, a sprint review vai fechar a sprint após a revisão dividida em duas partes: 

  1. apresentação do resultado desejado ao product owner e compartilhamento de feedbacks para aprimoramento do trabalho;
  2. retrospectiva de análise do caminho percorrido do trabalho aplicando melhorias para serem executadas nas próximas sprints, e os membros do time definem as ações que começam, terminam e continuam.

Artefatos: documentos cruciais

Na metodologia scrum, o projeto sempre terá o product backlog, mencionado anteriormente, que nada mais é do que uma lista de prioridades funcionais alcançáveisA sequência de prioridade varia sua posição maior e menor de acordo com valor, custo, conhecimento e risco, e deve conter descrições curtas dos objetivos que compõem a entrega final. A importância do product backlog é manter o crescimento, adaptando as medidas que surgirem a partir dos desejos dos clientes e grupos de interesse.

Para terminar uma sprint é feita uma lista de objetivos entregáveis chamada de sprint backlog. Essa lista exige cuidado na escolha das entregas, e são desenvolvidas a partir do product backlog para serem aplicados no trabalho seguinte. Usualmente, essa lista é produzida pelo Time Scrum em uma sprint e os itens são extraídos a partir do product backlog, baseado nas prioridades definidas pelo Product Owner. 

Princípios da metodologia scrum 

Para que todo esse trabalho ocorra com sucesso é preciso seguir com precisão os princípios da metodologia que dizem como o desenvolvimento deve funcionar. A seguir você vai conhecer os três principais pilares da metodologia scrum:

1. Transparência

O que a metodologia proporciona é a transparência de tudo que será definido no projeto, desde os processos mais simples, até os requisitos necessários e o status de cada etapa. É fundamental que todo o projeto esteja muito bem alinhado, explorado e entendido por todos os profissionais que estão envolvidos.

Para uma melhor visualização, pode-se apostar no Quadro Scrum, onde backlog são organizados para que todos da equipe tenham fácil acesso. Essa ferramenta pode ser simples: um quadro branco com post-its já é suficiente.

2. Inspeção

Todas as etapas devem ser constantemente revisadas, garantindo que o processo caminhe corretamente e conquiste uma entrega contínua de qualidade sem deixar que pontos importantes passem despercebidos.

3. Adaptação

O terceiro pilar da metodologia scrum é sobre a adaptação do projeto de acordo com a realidade, cultura e necessidade de cada organização. Ela pode acontecer repetidas vezes em diferentes momentos do desenvolvimento e vai depender do andamento das fases do projeto até chegar no produto final. 

Considerações finais

Em resumo, os passos básicos a serem seguidos, de acordo com o que foi falado ao longo do conteúdo, são:

  • estude a metodologia antes de delegar funções;
  • escolha os profissionais para cada papel;
  • desenvolva o backlog do produto ou serviço;
  • planeje e comece a atuar nos sprints;
  • revise todo o trabalho feito até o momento;
  • mensure e reveja o processo para otimizar;
  • repita o processo.


Isso é o principal do que você precisa saber para aplicar a metodologia scrum em qualquer empresa. Esse inovador método de trabalho é ágil no crescimento dos resultados de uma organização porque envolve equipes, tornando profissionais engajados na 
imersão inovadora e colaborativa.

Agora que você conhece a metodologia scrum, aprenda também como fazer uma gestão financeira efetiva.

Para mais conteúdos como esse, fique ligado em nossas redes sociais!

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *