Letras no pneu: você sabe o significado delas?

Letras no pneu fazem parte da identificação de cada pneu, pois esses dados irão indicar medidas, limites de uso, dados de fabricação, tipo de construção, série entre outros. Para que você compreenda melhor essas informações, preparamos esse artigo que vai orientar você a identificar o pneu ideal para o seu veículo.

O que chamamos de lateral, é também conhecido como flanco ou costado, onde estão as letras no pneu. Das informações a serem analisadas o que você vai encontrar são letras que apresentam a finalidade principal de cada pneu. Confira:
  • P – Passenger Car: para carros de passeio;
  • LT – Light Truck: para caminhões leves;
  • ST – Special Trailer: para trailers;
  • T – Uso temporário, ou seja, pneu de emergência.
 
Em geral, os códigos encontrados nos pneus apresentam diferenças e variam de acordo com cada modelo e funcionalidade, por exemplo:
 
O código de pneu que começa com número de três dígitos está se referindo à largura da secção transversal, sua medida em milímetros. A barra que vêm depois dos números vão revelar qual é a proporção do pneu, ou seja, qual é a relação entre a altura do pneu e a sua largura. O diâmetro do aro vem por último, sendo que o número final da série indica qual a sua medida em polegadas.
 
Já o código de pneu que começa com números de dois dígitos vão indicar primeiramente o diâmetro daquele pneu. O segundo número deste código indica a largura da secção transversal. E como no primeiro exemplo, o último número revela o diâmetro do aro. Os três números são medidos em polegadas.
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Letras no pneu: O que significa DOT?

Uma das informações mais importantes é a data de fabricação daquele pneu que está sendo analisado. A sequência de letras no pneu forma a palavra DOT que significa Department of Transportation, na tradução, Departamento de Transportes. O DOT é o órgão responsável por regular essas informações nos Estados Unidos.

O final dessa sequência é a que indica a quantidade de semanas e ano da fabricação. Por exemplo, o número 2220 está dizendo que aquele pneu foi fabricado na vigésima segunda semana de 2020. Para identificar se o pneu é adequado à neve e à lama, a marcação M+S aparece na sequência.
 
A durabilidade de um pneu é de 5 anos, então já que você sabe sobre a data de fabricação, você também se informa sobre o prazo de garantia do produto. Informação muito importante já que pneus pertencentes à um estoque antigo apresentam riscos e ficam comprometidos pela idade. Esteja sempre atento a essa informação!
 
Um truque importante para calcular a simetria do seu pneu é imaginar uma linha no meio da banda de rodagem, ou seja, o segmento do pneu que fica em contato direto com o solo. O pneu simétrico tem o mesmo desenho nos dois lados da linha imaginária, e assimétrico quando o desenho não fica igual.
 

Letras no pneu: Por que analisar o pneu é importante?

São muitas as finalidades que a sua frota de caminhões pode ter, e para cada uma delas existe um pneu ideal que atenderá as necessidades do trabalho que será oferecido. O trajeto do caminhão interfere no modelo de pneu. Ou seja, ao usar um pneu inadequado para o tipo de trajeto o responsável coloca em risco a sua direção e estabilidade do percurso, além de desgastar muito mais rápido os pneus que poderiam durar 5 anos.

Fazer com que os pneus tenham o máximo possível de rotatividade ao longo das viagens é essencial, uma vez que o custo-benefício do produto deve valer a pena. Por isso, a pesquisa deve ser sempre atenciosa e adaptada ao contexto em que aquele pneu será utilizado. Por meio da comparação de cada jogo de pneu e seu nível de desgaste é possível analisar se essa diferença vale a pena.

Baixa severidade

Existem pneus de baixa severidade, geralmente são os pneus mais utilizados em estradas asfaltadas e vias expressas, suas características são bem aproveitadas em longas estradas retas. Apresentam uma boa aderência fazendo com que haja, por isso, economia de combustível. A estrutura do pneu de baixa severidade é leve e por isso há facilidade em manobrar e alcançar boas velocidades.

Suas qualidades custam atenção em relação à capacidade que eles têm ao peso, calor e danos. Se usados em uma estrada diferente, provavelmente, esse tipo de pneu não irá aguentar por muito tempo.
 

Média severidade

Existem também os pneus de média severidade, são para veículos que além do contato com o asfalto também terão contato com diferentes tipos de ruas porque estão em viagens regionais. Esse modelo é exclusivo para variações de estrada e deve encontrar um meio termo que atenda entre sua exigência e velocidade.
 

Alta severidade

Pneus de alta severidade são para ambientes urbanos, ou seja, ambientes que exigem manobras difíceis, que suportam altas cargas, e que durante o percurso aceleram e freiam com frequência. Sua aderência é básica e exige potência do motor, porém a durabilidade nessas condições são também mais altas. Esse é o tipo mais adequado para aquele caminhão que está ativo no perímetro urbano ao longo do dia.
 

Conclusão

A qualidade da viagem do seu caminhão está diretamente influenciada na qualidade do pneu que será usado, e as letras e números que você irá encontrar fazem parte do “DNA” daquele pneu. É preciso decifrar qual é o melhor modelo para o seu caminhão para não sofrer com danos futuros e mal aproveitamento do produto.

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