Guincho elétrico: uma inovação eficiente

Para trabalhar com qualidade é preciso ter equipamentos de qualidade, certo? Ainda mais quando trabalhamos no ramo de prestação de serviços, como é o caso dos guincheiros. E, graças a tecnologia, prestar serviços com qualidade se tornou bem mais fácil.

Nesse contexto, surgiu o guincho elétrico, uma alternativa ao guincho convencional, que traz muitas vantagens na prestação de serviços por ser mais simples e rápido de usar. Lembrando que esse serviço está relacionado às situações emergenciais quando a agilidade deve ser prioridade. E é disso que vamos falar nesse artigo, vamos lá?

O guincho elétrico

Antes de falarmos sobre o guincho elétrico, é preciso citar outros tipos de guinchos, além dos elétricos, que possuem a mesma funcionalidade, sendo eles os hidráulicos, os mecânicos, os manuais e os mecânicos portáteis. Por serem mais práticos, os guinchos elétricos são mais utilizados, até porque não necessitam de força humana para remover o veículo de situações emergenciais. Um caminhão que possui guincho é utilizado para a elevação de cargas, mas que também pode ser utilizado para reboques. Os elementos básicos de um guincho são o sarilho, o carretel e o cabo de baço.

O guincho elétrico facilita na subida dos veículos por meio do sistema de inclinação que funciona juntamente com o sarilho e o cabo de aço, forçando o veículo a subir na plataforma do caminhão.

O equipamento

Estamos falando do guincho que presta serviço para automóveis em situações inesperadas, mas é bom saber que o guincho elétrico também é usado em construções, para o manuseio de tijolos e blocos. Em todos os setores que atua, guincho é fundamental para o carregamento de materiais pesados.

Esse equipamento faz uso da energia para enrolar o cabo de aço ao redor do rolo para, por fim, puxá-lo com muita facilidade. Por isso, esse guincho é muito seguro, pois não há necessidade de ação humana para puxar automóveis. Além disso, possui uma vida útil longa.

Uma das principais vantagens é que o equipamento pode ser encontrado em uma grande variedade de modelos, que atende a vários setores. Os modelos mais comuns são os com o eixo do tambor vertical e horizontal, que podem ser encontrados com a tensão em 12V ou 24V.

Como funciona o guincho elétrico

O guincho 12v, por exemplo, é fácil de manusear, mesmo tendo uma tensão menor. Sabe como ele pode ser utilizado com segurança? Para liberar um cabo por meio de um guincho de alimentação comum, é preciso liberar a trava de segurança sobre o carretel. Depois, o cabo é puxado manualmente para ser ligado ao veículo, e a trava é acionada novamente.

Para iniciar o serviço, basta dar início à tração por meio do motor elétrico ligado a um botão de controle. E mesmo que falte bateria o guincho elétrico ainda funciona, mas dessa vez com uma manivela manual.

É necessário tomar alguns cuidados

É indispensável ter cuidado com os instrumentos de trabalho, seja qual for a sua carreira. Com o caminhão de guincho elétrico não é diferente. Para que o equipamento desempenhe sua função de maneira correta, é preciso estar sempre atento nos momentos de manuseio. Além disso, deve-se observar as condições dos cabos antes, durante e depois da utilização. Para isso, evite expor o cabo no calor, chuva, óleo e outros elementos afiados.

A vida útil desse componente é longa, mas isso não quer dizer que devemos negligenciar o estado do cabo de aço, não é mesmo? Adicionalmente, recomenda-se o uso de luvas e calçados antiderrapantes ao utilizar o equipamento, pois é possível ferir as mãos sem luvas e é preciso ter uma postura de inclinação ao usar o guincho.

Ao fim do serviço, o recomendado é manter uma distância de aproximadamente dois metros do guincho pois no caso de uma ruptura o cabo pode sofrer um movimento de ricocheteamento e pode acabar machucando o profissional e todas as outras pessoas que estão a sua volta.

A sua frota de caminhão conta com o guincho elétrico? Temos certeza que depois desse artigo é possível pensar que o guincho elétrico é uma boa oportunidade para a sua frota. Com a agilidade no atendimento ao cliente em apuros a sua frota conseguiria realizar mais atendimentos, o que traria otimização e alavancagem para o seu negócio. Já pensou por esse lado?

Além da alavancagem do negócio por meio do guincho elétrico, você já pensou em fazer parte da Rede de Prestadores da Infornet? Dessa forma, você pode ser conectado e acionado em qualquer incidente próximo a você. Entre em contato conosco e saiba como se cadastrar e utilizar o nosso sistema.

E que tal ficar ainda mais próximo da Infornet? Então nos siga nas redes sociais para que possamos interagir por lá também!

4 respostas

  1. Boa tarde!! Qual a metragem de cabo de aço que suporta, e quantos quilos pode levantar? Pode usar carretilha?

    Roberto

    1. Olá Roberto, tudo bem? Recomendamos que essas informações sejam consultadas com o fornecedor do equipamento, pois eles podem oferecer informações precisas sobre o seu questionamento. Agradecemos o contato! Att. Equipe Infornet

    1. Olá Luiz, tudo bem? A Infornet como empresa de tecnologia busca trazer algumas dicas rápidas para auxiliar guincheiros e prestadores de serviços. Mas para questões mais detalhadas como essa, recomendamos que consulte o fornecedor do equipamento. Abraços! Att. Equipe Infornet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *