Energia sustentável: a Infornet apoia esta causa!

Todos os dias são consumidos milhares de quilowatts (kW) por empresas, residências, escolas e centros comerciais e esse consumo aumenta cada vez mais em nosso país, em decorrência de alguns fatores, como a pandemia do Covid-19 que fez com que muitas pessoas passassem mais tempo em casa, mas principalmente pelo desperdício de energia elétrica. Se antes o desperdício já era grande, nesse último ano ficou ainda maior. Pessoas que começaram a trabalhar em casa com as luzes acesas durante o dia, o notebook ou celular ligado na tomada o dia inteiro mesmo já estando carregado, a TV ligada mesmo sem estar de fato assistindo, são alguns exemplos desse desperdício.

Apesar do crescente aumento na conta de luz nos últimos anos, o desperdício não tem diminuído e traz impacto não somente no bolso das pessoas e das empresas, mas principalmente no meio ambiente. Quanto maior o número de energia demandada pela população, maior será o número de hidrelétricas e termoelétricas necessárias para gerar a energia necessária para suprir essa demanda. Toda essa energia gerada demanda muitos recursos do meio ambiente, e com isso, consequentemente muitos recursos naturais são sobrecarregados e consumidos em quantidade exagerada, para acompanhar esse alto fluxo de consumo.

Mesmo com o aumento do número de pessoas que ficaram em casa no último ano de 2020, as empresas ainda são um dos públicos que mais consomem energia elétrica atualmente. Inclusive, o valor pago em conta de energia é um dos custos mais altos em uma empresa.

A Infornet, pensando não somente em diminuir custos, mas principalmente em contribuir com o meio ambiente, começou a utilizar uma usina solar própria, uma das energias mais sustentáveis do mundo, que gera eletricidade através da luz do sol. Apesar do alto custo inicial para implementação, esse custo é recuperado em pouco tempo e a manutenção desse mecanismo é fácil e barata. É importante ressaltar também que a utilização desse sistema oferece diversas vantagens. Confira abaixo quais são as principais:

 

Principais vantagens da usina solar

  • É gerada uma energia limpa, renovável e sustentável, que não polui nem prejudica o meio ambiente, tendo assim baixo impacto ambiental;
  • É uma fonte de energia gratuita, que contribui com a redução de até 95% na conta de energia;
  • Contribui também para a diminuição da poluição sonora, tendo em vista que é um sistema silencioso e discreto;
  • Ocupa pouco espaço, podendo ser instalado até mesmo em residências;
  • Esses sistemas costumam ter uma vida útil de até 25 a 30 anos, e demanda mínima manutenção ao decorrer desse tempo;
  • Os sistemas também são sustentáveis em seu descarte, uma vez que podem ser reciclados com uma eficiência de até 97%.


Entre os recursos renováveis como a energia eólica (gerada pelo vento) e energia hídrica (gerada pela água), a energia solar é a mais consistente, já que a luz do sol é um recurso constante. Já o petróleo, que é utilizado como fonte de energia e combustível em grande parte do mundo, é um recurso finito.

Além de implementar esse sistema de energia solar na Infornet, estamos sempre tentando reduzir o consumo não só de energia, mas também de outros recursos como a água. Incentivamos sempre os nossos colaboradores a ter uma postura e uso consciente, para que contribuam com o meio ambiente e os recursos naturais.

Agora conta pra gente, quais posturas você ou sua empresa adota para reduzir os impactos da população no meio ambiente? Escreva suas dicas no campo de comentários abaixo. E não deixe de nos acompanhar aqui no blog e em nossas redes sociais.

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *