A Infornet é uma startup no ramo de softwares com foco em empresas de assistências 24 horas e outros mercados, como prestadores de serviço de guincho e reboque, clubes de benefícios, cartões de desconto e muito mais. Dentro do dia a dia de uma startup, muitos termos são utilizados para facilitar a comunicação no ambiente de trabalho e quem não está acostumado, poderia ficar bem confuso a respeito. Por isso, no artigo de hoje decidimos abordar sobre os termos mais utilizados na rotina de uma startup e quais são os seus significados. Mas antes de começarmos, você sabe o que é uma startup?
O que é uma startup?
Startup é um termo em inglês sem tradução literal para o português, mas seu conceito de forma resumida e simplificada se baseia em uma empresa “emergente”, que busca trazer ao mercado propostas inovadoras e escaláveis, ou seja, que possam ser reproduzidas em massa, trazendo um alto lucro sem ter que utilizar a mesma proporção de recursos, tanto para empresas que fornecem produtos, quanto para empresas que fornecem serviços.
“Startup é uma empresa “emergente”, que busca trazer ao mercado propostas inovadoras e escaláveis, trazendo um alto lucro sem ter que utilizar a mesma proporção de recursos.”
Outra característica comum das startups são as condições de incerteza que permeiam esse modelo de negócio. Por ser relativamente novo, com seu início entre os anos 1996 e 2001, muitas pessoas ainda não são familiarizadas com esse conceito. Porém, nos últimos anos é notável que as startups estão ganhando ainda mais força e lugar no mercado. Inclusive, diversas empresas que hoje se consolidaram como gigantes começaram como uma startup, como por exemplo, o Google, Apple, Microsoft e Amazon.
Agora que você já entendeu que o conceito básico de uma startup é ter grandes lucros e baixo custo, vamos aos termos que são mais utilizados e o que eles significam dentro desse universo.
Termos mais usados em uma startup
- Aceleradoras: as aceleradoras dão aquele famoso “empurrão” para as startups que já estão em processo de crescimento e como já diz o nome, para que elas continuem crescendo de forma rápida e acelerada. Essa ajuda é feita através de mentoria e aconselhamento financeiro (geralmente em troca de ações e participação em cotas), administrativo e em demais áreas que sejam necessárias.
- Capital de Risco: também conhecido como venture capital, se baseia em uma modalidade de investimento na qual investidores ajudam novas startups com potencial de crescimento a alcançar o sucesso rapidamente, através da compra de participações geralmente minoritárias. Levando em conta que a empresa na qual foi feito o investimento pode não dar certo, esse investimento é considerado de risco, mas caso a empresa alcance os resultados esperados, o lucro retornado chega a ser bem maior que o investimento realizado.
- CEO: A sigla CEO (Chief Executive Officer) representa o cargo de diretor executivo da empresa (muitas vezes chamado de presidente), ou seja, a mais alta posição da organização e o maior responsável pela direção e gestão da empresa.
- Design Thinking: é um processo coletivo que envolve encontrar ideias criativas e inovadoras para problemas comuns. Essa abordagem é feita através da organização de insights e de estímulos de tomadas de decisão, buscando entender a necessidade do cliente para propor soluções. Muitas vezes é utilizado na hora de criar algum novo produto ou serviço.
- Escalabilidade: como já falamos anteriormente, escalabilidade se trata da capacidade de gerenciar uma grande quantidade de trabalho, visando aumentar o faturamento/lucro sem a necessidade de aumentar custos na mesma proporção. Isso faz com que o negócio tenha alto potencial de crescimento e expansão. Imagine uma empresa que consegue dobrar seu faturamento sem precisar dobrar seus custos, ou ainda melhor, mantendo a mesma equipe e recursos. Bem, isso é escalabilidade.
- Follow up: de forma resumida, é um termo em inglês que significa acompanhar, ou seja, realizar o acompanhamento de um determinado processo. É um termo comumente utilizado na área de vendas.
- Gamification ou gameficação: se baseia no conceito inovador de trazer elementos e técnicas de jogos para atividades do nosso cotidiano, tornando-as mais atrativas. O objetivo dessa prática é facilitar o aprendizado e trazer mais engajamento aos colaboradores, motivando a equipe de forma natural e divertida.
- Hackathon: são eventos que envolvem desenvolvedores de softwares, programação e demais profissionais relacionados, para que discutam e apresentem ideias e projetos inovadores para um problema em questão. Esses eventos podem durar dias e até mesmo semanas.
- Incubadoras: as incubadoras assim como as aceleradoras dão suporte para as startups, mas nesse caso, pode-se dizer que são mais adequadas para startups em fase inicial. Esse suporte não é somente de aconselhamento, mas também de infraestrutura, oferecendo o espaço físico para que a empresa comece a exercer as suas atividades.
- Investimento-Anjo: é caracterizado como um empreendedor experiente e que já alcançou sucesso, e que destinou parte do seu patrimônio para investir em novas empresas e negócios. Além de entrar com o financeiro, o investidor-anjo ou angels também compartilham sua experiência sendo uma espécie de mentor.
- Know-how: a tradução literal do termo é “saber como”, e basicamente significa o conhecimento prático, o saber fazer algo, ter o conhecimento de alguma habilidade no âmbito profissional.
- ROI (Return on Investment): em português significa “retorno sobre o investimento”, e é uma métrica financeira para se calcular a taxa de lucro/ganho sobre a quantidade de dinheiro que foi investido. Por meio deste cálculo, a empresa ou o investidor tem a relação de quanto está ganhando ou perdendo com o investimento feito.
- Scrum: muito conhecido na área de desenvolvimento de softwares, o scrum é um conjunto de conceitos para se trabalhar com projetos ou produtos complexos, com o intuito de reduzir o tempo de entrega e concluir o projeto da melhor forma. Aqui em nosso blog já explicamos anteriormente sobre a metodologia scrum e como aplicá-la em seu negócio. Para conferir, basta clicar aqui.
- Sprint: dentro do conceito da metodologia scrum, existe o termo sprint, que é uma sequência de reuniões para resolução de tarefas planejadas para um período de tempo. Esses prazos podem variar de 2 a 4 semanas para a entrega desejada do trabalho que está sendo executado.
- UI (User Interface): Conhecido como design de interface, se baseia no desenvolvimento de interfaces e plataformas mais fáceis e amigáveis (como melhorar o layout ou a disposição de elementos), com o intuito de descomplicar as formas de uso.
- UX (User Experience): Confundido por muitas pessoas com o UI, o UX ou design de experiência trabalha com foco em como o usuário irá interagir com o produto ou serviço e em como ele irá se sentir ao realizar essa interação.
E então, você já conhecia algum desses termos ou já os utilizava em sua rotina? Conta pra gente nos comentários abaixo. E não se esqueça, para ficar por dentro de todos os conteúdos e novidades da Infornet, não deixe de nos acompanhar nas redes sociais. Basta clicar nos botões abaixo e se conectar com a gente:
Te esperamos lá para interagirmos bastante! Até a próxima!