Quando abrimos um negócio em qualquer segmento, ter concorrência é inevitável. E sabendo disso, muitas empresas adotam estratégias para superar o cenário competitivo do setor. Por isso, é necessário que a competitividade empresarial seja desenvolvida e estimulada para gerar inúmeros resultados, como a alavancagem de vendas e aumento de receita. Ou seja, a competitividade empresarial é um tópico importante para todas as empresas que visam destaque. Contudo, sabemos que a pandemia da Covid-19 tem afetado o mercado de maneira geral, resultando na paralisação de algumas atividades.
Então, o que fazer para manter a competitividade empresarial na pandemia? Acompanhe o conteúdo feito pela Infornet sobre o assunto e saiba como agir.
O que é competitividade empresarial?
Primeiramente, precisamos definir a expressão competitividade empresarial para entendermos como mantê-la durante a crise. A competitividade empresarial refere-se aos esforços de uma empresa para se destacar de seus concorrentes.
Ela é alcançada por meio de estratégias para obter receita e ser referência no mercado. Por isso, é importante entender o que o seu público quer e precisa. Dessa maneira, a sua empresa procura suprir as necessidades do público e como consequência o seu negócio tem a chance de manter um bom relacionamento rumo a fidelização.
Quais os fatores importantes para a competitividade empresarial?
Um dos fatores importantes para que a competitividade empresarial ocorra é a gestão da empresa, que conta com boas práticas, organização e inovação. Dessa forma, o seu produto ou serviço será a primeira opção para o público.
Outro fator importante é a capacitação que as empresas oferecem aos seus colaboradores para otimizar o produto ou serviço. Os esforços devem estar relacionados com a atração de novos clientes e fidelização de quem já adquiriu o seu produto.
Quais são as melhores ações para obter uma boa vantagem na competitividade empresarial?
De maneira geral, planejar é a melhor forma de iniciar qualquer projeto ou esforço, inclusive o destaque competitivo de empresas. E um bom planejamento começa internamente. De maneira geral, em um mundo perfeito sem o novo coronavírus, a sua empresa deve pensar nos seguintes tópicos:
- conhecer bem o público alvo;
- investir no marketing;
- inovar;
- oferecer otimizações de serviço ou produto;
- investir na capacitação de colaboradores;
- desenvolver uma boa gestão interna.
Vamos falar sobre algum desses tópicos?
Conhecer bem o público alvo
Saiba para quem você pretende destinar o seu produto ou serviço. Isto é, esse é o primeiro passo para uma organização interna entre gestores e colaboradores. Saiba quais são as preferências de consumo, assim como o que esperam do produto que você oferece, qual a situação financeira do seu público e outras informações relevantes.
Com isso, a sua empresa ajuda a entregar algo que atenda às expectativas do consumidor. Isso não vale somente para o produto em si, mas também devemos incluir uma boa comunicação e bom atendimento. Portanto, lembre-se disso.
Inovar
Essa questão costuma separar muitas empresas no cenário competitivo. Para alguns segmentos, a inovação pode ser essencial para a alavancagem de negócio. Por exemplo, hoje em dia muitas empresas perceberam que podem fazer parte do e-commerce, mesmo que seus concorrentes não estejam fazendo isso.
Podemos tomar como exemplo a pioneira Kodak, que já foi líder e referência no setor de câmeras fotográficas. Contudo, com o rápido avanço do mercado, empresas como a Sony moveram-se mais rápido no novo patamar de câmeras digitais. Assim, a grande Kodak foi a falência, pois não conseguiu inovar rápido o suficiente.
Oferecer uma boa gestão interna
O avanço da tecnologia nos permite evoluir, principalmente em questões internas, para sermos os melhores para o consumidor. Até porque a competitividade empresarial está cada vez mais ligada às ferramentas usadas no dia a dia da empresa. Por isso, invista em boas ferramentas e soluções, seja para internalizar ou terceirizar departamentos.
Para isso, o seu negócio pode contar com a Infornet na otimização da gestão da sua empresa. Saiba mais entrando em contato conosco e descubra o nosso leque de soluções para auxiliar você.
E quanto a crise sanitária causada pelo novo coronavírus?
A pandemia do novo coronavírus tem afetado, negativamente, o mundo inteiro. De primeira, o desespero tomou conta, mas aos poucos as empresas foram se adaptando e inovando. O bom gerenciamento e o cuidado com os funcionários foram essenciais para aliviar os impactos da pandemia em todos os setores. Apesar da paralisação das atividades de alguns nichos, é possível se adaptar, de acordo com as recomendações sanitárias da OMS.
Como a sua empresa pode se destacar nesse cenário?
Como manter a competitividade empresarial em meio a pandemia? Como já citamos anteriormente, é preciso tomar todos os cuidados possíveis para preservar a saúde de seus colaboradores, assim como aprender a lidar com a nova realidade. Dentre as medidas que podem ser tomadas estão:
- avaliar riscos;
- estabelecer planos de emergência;
- desenvolver planos de gestão;
- otimizar a comunicação interna;
- garantir o bem-estar dos colaboradores;
- praticar responsabilidade social;
- ajustar orçamentos e fluxo de caixa;
- e outras.
Por muitas vezes, o consumidor tem preocupações ao adquirir produtos e serviços por não saber se a empresa tem algum plano para o controle da doença, e por isso, a sua empresa precisa garantir que todas as providências estão sendo tomadas para manter a segurança de todos. Dessa forma, evita-se que um cliente em potencial adquira um produto no concorrente. E vale lembrar que isso vale tanto na atração de novos clientes, quanto para clientes já fidelizados.
E então, gostou do nosso conteúdo? Aproveite para nos seguir nas redes sociais e interagir conosco:
Até a próxima!