Como saber se a sua empresa é uma startup?

Nos últimos anos, o termo startup tem se tornado familiar entre as pequenas empresas. Muitos empreendedores ficam em dúvida se seu negócio pode ou não ser enquadrado neste termo. Já citamos aqui no blog da Infornet o que é uma startup e quais os termos mais utilizados nesse tipo de negócio. Se ainda não conferiu, clique aqui.

Em primeiro lugar, uma startup é um modelo de negócios que se baseia em uma empresa emergente, ou seja, que ainda está se desenvolvendo, e que oferece ao mercado ideias inovadoras e escaláveis. Para uma ideia ser escalável, consideramos as seguintes características: deve ser possível que ela seja reproduzida em massa, gerando alto lucro e baixo custo. Em outras palavras, um ganho alto sem ter que utilizar a mesma proporção de recursos. Lembrando que esse conceito não vale apenas para empresas que oferecem um produto em si, mas também para empresas que trabalham com serviços.

Startup

Então, como saber se o seu negócio pode ser considerado uma startup? Abaixo listamos alguns pontos importantes que devem ser levados em consideração:

 

Proposta inovadora

Primeiramente, uma das características mais fortes de uma startup é o conceito de trabalhar com propostas inovadoras. Para uma proposta ser inovadora, ela deve contemplar ideias ou soluções que nunca foram vistas no mercado antes, ou então ideias que já existem, mas aprimoradas de uma forma nova e criativa.

 

Escalabilidade

Conforme explicamos, essas empresas devem oferecer propostas que possam ser replicadas em grande escala. Nesse sentido, devem conseguir gerenciar uma grande quantidade de trabalho, aumentando assim os seus lucros. Porém, não basta apenas aumentar os lucros se os custos aumentarem na mesma proporção. O custo deve se manter abaixo desse lucro, para que o negócio seja considerado escalável, com alta possibilidade de crescimento e expansão.

 

Cenário de incertezas e riscos

Nem tudo são flores no ramo das startups. Outra característica marcante nesse modelo de negócio, é que elas estão em um cenário de muitas incertezas e riscos. Como as startups lidam com ideias novas, há o risco de que elas não sejam aceitas no mercado. Isso pode fazer com que as empresas não consigam seguir em frente.

 

Fundamentos tecnológicos

Quando falamos em startup, a palavra tecnologia logo vem à nossa mente, não é mesmo? Mas o termo startup não engloba apenas empresas que trabalham oferecendo uma tecnologia em si. Contudo, a empresa deve ter uma base tecnológica. Seja em seus processos ou ideais, a tecnologia deve estar presente nesse modelo de negócio.

 

Fase de desenvolvimento

Ao contrário do que muitos pensam, startups não são apenas empresas em fases iniciais. Podem ser também enquadradas nesse conceito empresas que ainda estão se desenvolvendo. Essa fase de desenvolvimento, até que a empresa saia desse cenário de incertezas e se estabilize no mercado, pode demorar anos. Por exemplo, a empresa da Apple, que começou em uma garagem e vários anos foram gastos até que ela se tornasse uma empresa de referência no mercado. Durante esses anos de crescimento, ela foi considerada uma startup, mas atualmente ela não se enquadra mais nesse modelo de negócio.


Portanto, esses são alguns critérios essenciais para que você consiga definir se sua empresa pode ou não ser considerada uma startup. Mas tenha em mente que mesmo que sua empresa não se enquadre neste conceito, você pode adotar algumas práticas na rotina do seu negócio. São elas: 

  1. Ter um ambiente mais descontraído;
  2. Optar por processos menos engessados e tradicionais;
  3. Ter uma gestão mais adaptável e aberta a mudanças;
  4. Automatizar a rotina com sistemas e soluções tecnológicas que otimizam resultados.


Atualmente, no mercado existem diversos softwares com o propósito de facilitar o dia a dia das empresas. A Infornet trabalha com sistemas voltados para a gestão de:

  • Assistências 24 horas veicular, de associações de proteção veicular e seguradoras;
  • Prestadores de serviço de auto socorro, como guincho e chaveiro;
  • Clubes de benefícios, cartões de desconto e muito mais!


Caso tenha interesse em nossas soluções e deseja saber se elas podem atender a sua empresa, entre em contato conosco:

Se quiser conhecer mais sobre a Infornet, nossos sistemas e ter acesso a mais conteúdos como esse, você também pode nos acompanhar nas redes sociais.

Vamos interagir bastante por lá! Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *