Como o marketing digital pode te ajudar a vender mais?

Você já parou para pensar em como era o processo de compra antigamente? A maioria das propagandas era realizada na televisão ou no rádio, e então o cliente tinha contato com aquele comercial e assim despertava o interesse nele de adquirir aquele produto. Mas não parava por aí! O cliente ainda tinha que ir até a loja para de fato realizar a compra, o que muitas vezes acabava não acontecendo. Hoje em dia o cenário é totalmente diferente, quer ver só?

Faça uma breve pausa e pense em quantos anúncios você já teve contato hoje ao longo do dia, apenas através do seu smartphone. Com certeza, teve ao menos um. Isso porque hoje já se tornou comum ver anúncios de produtos através das redes sociais, em sites de notícias e até mesmo em aplicativos que temos em nosso celular. Muitas vezes você pode pensar que é incômodo lidar com essa quantidade de informação, porém saiba que anunciar em plataformas digitais tem surtido muito efeito para as empresas. 

O marketing digital tem ganhado ainda mais força nos últimos anos levando em conta que ele tem um forte papel no comportamento dos consumidores. Logo, investir nessa área tornou-se cada vez mais importante, inclusive para empresas de serviço de guincho e assistências 24 horas veicular. Além disso, estratégias digitais impulsionam não somente compras on-line, mas também em lojas físicas. Os consumidores começam a se sentir motivados ao ver anúncios no digital, e isso desperta neles a vontade, o desejo de conhecer mais sobre aquele determinado produto.

Citamos alguns elementos que contribuem para essa influência e que podem turbinar as vendas da sua empresa, confira:

 

Propaganda digital:

A propaganda sempre teve força até mesmo nos meios mais tradicionais, e no digital não seria diferente. Mesmo sem perceber, de tanto visualizar uma propaganda de certo produto ou determinada empresa através do seu smartphone ou computador, ela acaba ficando guardada em seu inconsciente, e então quando você precisar daquele item ou serviço, seu cérebro irá resgatar essa memória. Portanto, anunciar no Google, no Youtube e em outros canais digitais tem surtido um efeito muito positivo para as empresas, então vale a pena a tentativa.

Anúncios Google

Mídias sociais:

Devido à rotina corrida de muitos brasileiros, o contato com a TV e rádio já não é tão frequente como era antigamente, e as pessoas acabam gastando mais tempo usando o smartphone do que esses outros meios. Dificilmente você consegue sair de casa sem o telefone e não sentir nenhuma falta, o aparelho já se tornou um item indispensável na vida dos brasileiros, e consequentemente, as mídias sociais também. É difícil encontrar alguém que não tenha nenhuma conta em ao menos uma rede social.

Inclusive, dados oferecidos pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) mostram que o Brasil é o terceiro país no mundo que mais usa internet diariamente. Portanto, empresas que não investem nas mídias sociais e outros meios digitais, ficam cada dia mais ultrapassadas. Se você ainda não criou uma conta para sua empresa, seja no Facebook, Instagram ou outra plataforma que seja mais interessante para o seu negócio, que tal dar esse primeiro passo? Além de levar seu produto/serviço a mais pessoas, você ainda consegue ficar mais próximo dos seus clientes e ter mais interações com eles, melhorando assim o relacionamento com sua base.

Redes sociais

Conteúdo:

Outro fator que contribui para a mudança no comportamento do consumidor são os conteúdos com os quais ele tem contato durante o dia. Às vezes não precisa necessariamente ser um anúncio já informando um super desconto para fazer com que ele se interesse pelo produto, mas até mesmo um vídeo ou uma foto de alguma pessoa usando esse produto, já é motivo suficiente para criar essa necessidade. 

Muitas empresas investem nisso e contratam pessoas famosas para fazer comerciais, vídeos ou reviews de seus produtos. Ver pessoas influenciadoras falando ou usando determinada marca se torna como uma validação, como uma comprovação de que aquele produto é bom, e então o consumidor passa a confiar naquela marca e começa a desejá-la também. Mas saiba que não é só o depoimento de celebridades que contam! Às vezes um simples depoimento de um cliente da sua empresa, informando como foi uma experiência de compra ou de atendimento pode gerar impactos muito positivos. 

Avaliação de clientes

Pesquisas:

Além de causar essa forte sensação de desejo, o marketing digital veio para revolucionar o processo de compra de diversas outras formas, como por exemplo, na hora da decisão de compra

Imagine a seguinte situação: um motorista está transitando em seu veículo em uma das principais vias da cidade, e de repente, o seu veículo tem uma pane elétrica. Ele precisa de um guincho desesperadamente, porém não sabe o número de nenhuma empresa desse ramo. A ação mais comum que ele pode tomar neste momento é entrar no Google e pesquisar empresas de guincho e reboque próximas a ele. Depois dessa situação, o motorista pode decidir ainda que gostaria de contratar uma proteção veicular ou um seguro e novamente procura no Google empresas desse segmento.

Viu só como sua empresa pode ser encontrada rapidamente com uma simples pesquisa? Então esteja presente onde o seu potencial cliente também está! Cadastre sua empresa no Google, registre seu endereço e dados de contato, e não esqueça de os manter sempre atualizados.

Outro fato é que hoje é muito mais fácil encontrar informações sobre algo na internet. Com uma pesquisa rápida no Google, você já consegue encontrar relatos e avaliações de compradores sobre a experiência que teve com aquela empresa e assim avaliar se vale a pena ou não realizar a compra de um produto ou a contratação de um serviço. Portanto, para empresas é extremamente importante cuidar da sua imagem no digital, pois o marketing ruim de consumidores é tão influente quanto o marketing bom.

Pesquisa Google

Mobile/desktop:

Com o avanço da tecnologia, ficou cada vez mais fácil comprar pela internet. Em alguns casos, com poucos cliques você já efetua uma compra ou uma assinatura. Essa praticidade resulta em um grande avanço no e-commerce. Uma pesquisa realizada pela Evit/Nielsen revela que só no ano de 2020, treze milhões de brasileiros fizeram a primeira compra pela internet, mostrando quão grande é o potencial desse segmento. Se for o caso da sua empresa, invista no e-commerce e ofereça aos seus clientes a possibilidade de comprar sem precisar sair de casa.

Compras na internet

Viu só como houve mudanças significativas no processo de compra? Citamos somente alguns fatores, mas se formos analisar com cautela existem diversos outros elementos que também mobilizaram esse novo comportamento. A questão inegável é: não tem como acompanhar todos os avanços sem marcar presença no digital. Novas tecnologias e ferramentas digitais surgem todos os dias, exigindo maior atenção para esses assuntos. Aqui no blog já citamos anteriormente a importância da tecnologia e quais são as vantagens em investir nessa área.

Se você gostou desse conteúdo e quer continuar antenado em assuntos como esse, continue nos acompanhando aqui pelo blog e também através das nossas redes sociais. 

Em breve teremos um novo texto explicando melhor sobre como anunciar no Google e mais dicas de como inserir sua empresa no digital. Até a próxima!

4 respostas

    1. Olá Aluisio, tudo bem? A Infornet é uma empresa de tecnologia especialista em gestão de assistência 24 horas veicular. Temos de um lado como clientes centrais de acionamentos que demandam serviços, e de outro lado prestadores de serviço como vocês! Esse cadastro é feito diretamente pelos nossos clientes de centrais e não temos nenhum tipo de participação nesse processo. Recomendamos que você verifique junto às empresas que você atende atualmente se elas realizam acionamento no WebPrestador, e caso positivo basta pedir que eles lhe enviem o convite, para que você possa compartilhar o seu sinal (Status e Localização) com eles. Agora caso eles não acionem pelo WebPrestador, você pode indicar a Infornet para eles também! Será um prazer atendê-los! Att. Equipe Infornet

  1. Boa noite! Gostei muito do Feedback de vocês.
    Trabalho com reboque (Guincho) e comecei de novo a 03 meses depois de 06 anos afastado.
    Está muito complicado de serviço,pois está faltando melhorar a divulgação.

    1. Olá, Hiro! Que bom que gostou das nossas dicas! 😊
      Você já conhece nosso sistema voltado para guincheiros e prestadores de serviço? O WebPrestador tem funcionalidades que auxiliam no dia a dia do seu negócio! E, você pode testar por um período a versão Pro!
      Se quiser mais detalhes, só entrar em contato clicando neste link! Mas, se tiver dúvidas, nosso time está disponíveis em nossos canais de comunicação.

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