Como aplicar a metodologia 5s para melhorar a gestão da sua empresa

Uma das resoluções que a maioria das pessoas fazem sempre que se inicia um novo ano é a promessa de planejar e ser mais organizado(a). E com empresas isso não deveria ser diferente. A organização e o planejamento na gestão de uma empresa são fatores extremamente importantes para que ela tenha bons resultados e siga em um caminho de sucesso.

Podemos dizer que é essencial analisar a gestão periodicamente, a fim de encontrar pontos que possam ser melhorados e explorados. Principalmente em negócios escaláveis, como é o caso de assistências 24 horas veicular e empresas como clube de benefícios e cartões de desconto. Esses negócios tendem a ter um alto volume de informação e clientes, portanto ter uma gestão organizada faz toda a diferença.

Nesse momento você pode estar se perguntando: “mas como posso melhorar a gestão da minha empresa?”. Fique tranquilo(a), pois existem metodologias que contribuem justamente para esse propósito. Uma delas é a metodologia 5s, que tem se tornado cada vez mais conhecida e ganhado espaço não somente nas empresas, mas também na vida pessoal de muitos. Você já conhece?

O que é a metodologia 5s?

Desenvolvida no Japão após a Segunda Guerra Mundial, a metodologia 5s tem o intuito de melhorar áreas e processos através da organização e limpeza. Sendo assim, permite que o trabalho seja desempenhado de forma ágil, eficaz e padronizada. O grande destaque desse método é que ele pode ser aplicado em qualquer empresa, independente do segmento e por isso tem se tornado cada vez mais utilizado.

O nome 5s vem de 5 termos em japonês, que são os fundamentos base da metodologia. São eles: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke.

Metodologia 5S

O que significa cada “s”?

A metodologia 5s se divide em cinco etapas e cada “s” representa uma delas.

1. Seiri: Senso de utilização

Na primeira etapa, o objetivo é identificar tudo aquilo que é útil para o trabalho, o que é de fato essencial e utilizado no dia a dia da empresa. Nesse momento deve-se levar em consideração materiais, recursos, documentos, processos e inclusive pessoas.

Após análise, o recomendado é descartar o que não for útil para a empresa e caso exista a necessidade, remanejar o que ainda pode ser aproveitado de forma mais eficiente, como por exemplo, realocar um colaborador em uma outra área. Um ambiente sem excessos contribui para o aumento da produtividade e concentração.

 

2. Seiton: Senso de organização

Na segunda etapa é a hora de organizar tudo aquilo que foi mantido na etapa anterior. Separe os materiais e recursos, defina locais específicos para eles e categorize-os. É importante frisar que isso vale não somente para coisas físicas, mas também pode ser levado para o digital. Guarde documentos e arquivos em pastas específicas e estratégicas.

Depois desse passo ser colocado em prática, você perceberá que localizar aquilo que precisa ficará muito mais fácil e ajudará toda a equipe da sua empresa a economizar tempo.

 

3. Seiso: Senso de limpeza

No terceiro momento, é importante que todos os colaboradores da empresa sejam conscientizados a manterem seus espaços pessoais e de uso coletivos limpos e organizados. Essa prática promove conforto e bem-estar e também contribui para prevenir acidentes no local de trabalho. Além disso, um ambiente limpo reflete diretamente na qualidade do serviço ou produto entregue pela empresa.

 

4. Seiketsu: Senso de saúde e padronização

Complementando as três primeiras etapas, o 4º “s” traz a necessidade de manutenção e padronização em tudo o que já foi realizado. Deve-se criar o hábito de monitorar que os três passos anteriores estejam sendo cumpridos para manter a empresa em um ciclo de melhoria contínua. É fundamental definir responsáveis para esse acompanhamento, uma vez que se deixar essa função solta, pode acarretar em retrocesso e retrabalho, fazendo com que a empresa volte à estaca zero.

 

5. Shitsuke – Senso de disciplina

A última etapa se baseia na disciplina de todos os colaboradores da empresa, para que a metodologia continue funcionando, ativa e ininterrupta. A empresa deve incentivar e apoiar as pessoas, para que se torne um processo estabelecido, sem que precise ficar cobrando a cada um que faça a sua parte.  O objetivo nessa fase é inserir de fato o 5s na cultura da organização.

Benefícios de aplicar o 5s na sua empresa

Como citamos ao longo do texto, a metodologia 5s gera diversos benefícios de curto e longo prazo para a empresa, como:

  • Melhor produtividade e concentração dos colaboradores;
  • Fácil localização de itens e arquivos necessários no dia a dia;
  • Agilidade na execução de processos e tarefas;
  • Economia e otimização de tempo;
  • Ambiente mais confortável, limpo e organizado;
  • Prevenção de acidentes no local de trabalho;
  • Aumento no bem-estar geral;
  • Melhor visão das áreas e da empresa como um todo;
  • Melhorias contínuas;
  • Equipe mais motivada e engajada;
  • Aumento no desempenho geral da organização.

 

Consequentemente, essa série de benefícios traz melhores resultados para a empresa e faz com que o produto final entregue ao cliente tenha mais qualidade. Afinal, não importa o segmento de atuação da empresa, ter um ambiente mais organizado e mais produtivo melhora o clima organizacional e a forma de trabalhar, que reflete no que a empresa oferece ao mercado.

Outra forma de ter uma gestão mais eficiente é investir em sistemas de gestão. Desde 2008 a Infornet tem trabalhado em desenvolver as melhores soluções para contribuir na otimização de processos e excelência de resultado de empresas de diversos segmentos. Conheça:

WebAssist – sistema para gestão de assistências 24 horas veicular

A solução perfeita para ajudar você a cuidar da sua assistência 24 horas. Controle suas informações em um só lugar, acione prestadores, realize a gestão financeira do seu negócio e muito mais, em uma plataforma 100% on-line e segura.

WebPrestador – sistema para gestão de prestadores como guincho e reboque

Aplicativo on-line que possibilita receber acionamentos de diversas assistências credenciadas pelo Brasil. Controle atendimentos, faça fechamentos, emita relatórios e tenha mais visibilidade e resultados.

WebGB – sistema para gestão de clubes de benefícios e cartões de desconto em saúde

Um sistema com tudo o que você precisa para alavancar o seu negócio. Gerencie serviços e benefícios, otimize processos de ponta a ponta e foque na satisfação dos seus clientes. Ideal para empresas como clubes de benefícios, cartões de desconto em saúde, clubes de assinaturas e prestadores com contratos de manutenção e serviços.

 

Gostou de conhecer a metodologia 5s? Aqui no nosso blog temos outros conteúdos sobre métodos que auxiliam para a melhora na gestão operacional, como “O que devo saber sobre a metodologia ágil?” e “Metodologia Scrum: como aplicar em qualquer empresa”.

Para conhecer melhor sobre os nossos sistemas, solicite um contato com um dos nossos consultores comerciais e entenda na prática como eles podem transformar a realidade da sua empresa:

Aproveitamos para convidar você a nos seguir nas redes sociais e acompanhar os conteúdos exclusivos que disponibilizamos por lá:

Continue nos acompanhando e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *