Como aplicar a escalabilidade em sua empresa

Você já ouviu falar no termo escalabilidade? Nos últimos tempos, esse termo tem se tornado cada vez mais comum, principalmente no mundo das startups. Se você não sabe o que é uma startup, você pode clicar aqui e conferir o nosso post no blog sobre o assunto. Porém, a palavra escalabilidade não está ligada somente a este modelo de negócios, mas sim negócios em escala, podendo também ser atribuída em segmentos como assistências 24 horas veicular, clubes de benefícios, cartões de desconto, prestadores de serviços e mais. Mas então, o que essa palavra significa?

Escalabilidade é a possibilidade de um negócio crescer exponencialmente sem precisar aumentar os seus custos significativamente. Em outras palavras, é uma forma da sua empresa obter mais lucros, porém sem a necessidade de aumentar os custos na mesma proporção. Para fazer isso, processos e ideias são replicados em grande escala sem precisar aumentar gastos com equipe e recursos. É o sonho de qualquer corporação, certo? Para te ajudar a entender melhor esse conceito e saber como aplicar em sua empresa, separamos alguns fatores que contribuem para isso, confira!

 

  • Negócio em escala:

Empresas que possuem um modelo de negócio expansível/em escala, que visam um grande número de clientes, por exemplo, são favoráveis a ser um negócio escalável. Como as startups partem desse princípio de alcançar muitas pessoas e atingir um alto faturamento, é muito comum que esse termo seja associado a elas como citamos no começo deste artigo. Porém se a sua empresa se encaixa nessa descrição, mesmo sem ser de fato uma startup, também é possível aplicar o conceito de escalabilidade.

Por exemplo, essa ideia funciona muito bem para empresas de e-commerce, onde é possível aumentar as vendas sem precisar de fato investir muito mais em recursos. Outro mercado com grande potencial para a escalabilidade são os negócios com sistema de franquias. Para aplicar em seu negócio, é importante fazer uma análise e criar um planejamento, buscando formas e soluções que permitam que o seu produto ou serviço se torne escalável.

 

  • Uso da tecnologia:

Outro fator que influencia para que uma empresa seja considerada escalável é o fato de utilizar a tecnologia a fim de ter processos mais simplificados e ágeis. O auxílio da tecnologia e a automação de processos tem se tornado uma grande estratégia para reduzir custos nas empresas, pois possibilitam que os resultados sejam bem maiores sem precisar de um investimento muito alto.

Trazendo isso para o ecossistema de assistências e clubes de benefícios, cada vez está mais comum utilizar sistemas on-line para facilitar a gestão e administrar informações nesses modelos de negócios. Outro benefício desses sistemas é a possibilidade de acessá-los em qualquer hora e de qualquer lugar, não necessitando ficar “preso” ao ambiente físico da empresa.

 

  • Aumento de receita:

Estude o mercado de atuação da sua empresa e tente encontrar formas de aumentar o lucro da sua empresa, mas sempre tendo em mente que o custo não pode se elevar significativamente. O ideal é até mesmo trabalhar em estratégias que visam a redução de custo, de forma que não impacte nos resultados esperados.

Para o mercado de socorro veicular, uma sugestão é oferecer descontos e benefícios para os seus associados, em troca de um valor mensal. Aqui no blog já abordamos as vantagens e motivos de se ter um clube de benefícios agregado ao seu negócio, para conferir clique neste link.

 

Escalabilidade para Assistências 24 Horas

Para as assistências, o grande desafio é justamente aumentar o número de clientes atendidos sem necessariamente aumentar o tamanho da sua estrutura. Isso é justamente o conceito da escalabilidade, já pensou em poder dobrar sua base de clientes sem precisar dobrar o número de colaboradores, sem precisar aumentar o espaço da empresa e sem precisar aumentar a complexidade da sua operação? Pois é, sabemos que isso não é fácil, mas como falado acima, com a ajuda de processos inteligentes e tecnologias disruptivas é possível automatizar grande parte das tarefas do dia a dia de uma assistência 24 horas.

Com o objetivo de ajudar as assistências a alcançarem a tão sonhada escalabilidade, a Infornet desenvolveu o sistema WebAssist, um sistema específico para a gestão de assistências 24 horas veicular. Ele foi pensado para ajudar a simplificar e automatizar tarefas que antes demandavam muito tempo, com ele é possível:

  • Localizar prestadores de serviço por geolocalização;
  • Acionar os prestadores por aplicativo sem uso de telefone;
  • Fechamento e negociação de prestadores online, sem uso de planilhas;
  • O cliente acompanhar o andamento do atendimento por aplicativo ou navegador e receber notificações por SMS;
  • Faturamento de clientes, cobrança, emissão de boletos e nota fiscal de forma simplificada;
  • Envio de Pesquisa de Satisfação automática no final do atendimento;
  • Aplicativo para o gestor da assistência acompanhar e autorizar atendimentos.

 

Agora que você já entendeu sobre o conceito de escalabilidade e já conheceu o WebAssist, a nossa solução para assistências 24 horas veicular, que tal descobrir o que mais a  Infornet oferece para ajudar a sua empresa? Nós trabalhamos com soluções inteligentes personalizadas para a realidade do seu negócio, conheça:

  • WebPrestador: com o foco em prestadores de serviços para as assistências, como guincheiros e chaveiros, através do nosso sistema o prestador recebe acionamentos on-line e consegue realizar o fechamento dos atendimentos diretamente na plataforma, eliminando o uso de planilhas e papéis. Também é possível realizar o gerenciamento da frota, motoristas e serviços.
  • WebGB: ideal para empresas como clube de benefícios, cartões de desconto em saúde e prestadores com contratos pré-existentes. No WebGB é possível criar cobranças por cartão de crédito ou boleto, agendar atendimentos, emitir carteirinhas e ter acesso a diversas funções que contribuem para um melhor gerenciamento de informações, tudo de forma segura e prática.

 

Para conhecer mais sobre os nossos sistemas, entender como podem auxiliar a gestão da sua empresa e sanar suas dúvidas, te convidamos a falar com um dos nossos consultores:

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