Caminhão guincho: veja os 6 melhores do mercado

São muitas as opções de caminhão guincho disponíveis no mercado, cada um com a sua função específica. Caminhões para grandes trajetos ou cargas, em perímetros urbanos ou longos percursos na estrada, dependem da sua funcionalidade e capacidade de peso. Para garantir o tipo de caminhão certo que possibilite a segurança e a eficiência indispensáveis do transporte, é preciso pesquisar e entender a necessidade do trabalho que será realizado.

Uma boa análise da situação evita problemas de desperdícios de capacidade e sobrecarga do caminhão. E sabendo que todo veículo, seja ele um caminhão ou não, está sujeito a estragar em algum momento de sua vida útil, é possível dizer que o caminhão guincho é o caminhão fundamental para auxiliar nesse processo.

E assim como os outros caminhões, o caminhão guincho também existe em diferentes modelos projetados para rebocar e oferecem diferentes tipos de serviços. Por exemplo, no segmento guincho pesado, há diferença na carga pesada, que variam de 10 a 15 toneladas, ou a carga extra pesada que suporta acima de 15 toneladas.
 
Além disso, há também modelos específicos de caminhão guincho para cada caso, veja:
caminhão+guincho

1. Caminhão de corrente e gancho

São usados para todos os tipos de carga, porém esse método não é mais tão comum apesar de ter sido muito utilizado no passado. A pressão que é feita nos veículos rebocados pelo caminhão de gancho e corrente é muito alta e pode danificar o veículo. Um veículo com rodas e tração 4×4, por exemplo, pode ter seu trem de força comprometido se rebocado por esse método.

Por isso, o caminhão de corrente e gancho é recomendado no transporte de um veículo que já esteja danificado/quebrado a caminho de um ferro-velho para descarte, por exemplo.

2. Caminhão com elevador de rodas

Esse modelo de caminhão não é tão seguro, porém é mais barato. Semelhantes ao caminhão de gancho e correntes, o caminhão com elevador de rodas usa um garfo de metal ao invés de correntes tornando as chances de estrago do veículo menores. Isso acontece porque esse mesmo garfo é enganchado nas rodas dianteiras ou traseiras permitindo a suspensão do veículo para puxá-lo para longe.

3. Caminhão guincho de plataforma

Confeccionados em ferro anticorrosivo, são muito utilizados em todo o mundo porque são seguros e fáceis de usar. Sua principal função é realizar a remoção de veículos leves que apresentam falhas mecânicas em vias públicas. Sua praticidade está em conduzir o veículo até a rampa ou puxá-lo para cima. Isso acontece porque com a ajuda do seu material de ferro altamente resistente, a sua hidráulica é usada para mover a plataforma que é plana e vazia, e permite o carregamento dos veículos sem causar danos.

4. Caminhão com reboque integrado

Esses caminhões são especializados para fins pesados, como ônibus ou outras plataformas, porque possuem eixos extras de maior resistência que estão fortemente ligados ao núcleo do caminhão.
 

5. Caminhão guincho pesado lança

Pode ser encontrado em diversos modelos, o caminhão guincho pesado lança é usado nos serviços de reboque de ônibus, carretas, outros caminhões, viaturas pesadas, entre outros. Desenvolvido pela empresa Nova Kabí, são acopláveis em chassis de propriedade do cliente.
 

6. Axor 3340

A empresa Engetruck (pioneira no segmento de plataformas de caminhões no Brasil) desenvolveu, em parceria com as empresas Mercedes-Benz e Ecovias, um modelo de caminhão guincho rebocador mais robusto da América Latina. Isso quer dizer que ele é movido por um sistema hidráulico e duas vezes maior que o reboque normal. Além disso, conta com três guinchos de 25 e 10 toneladas.


Guincho hidráulico

Nesse artigo apresentamos alguns modelos de caminhão guincho que podem ser utilizados para cada caso específico, mas se o que você procura é apenas um guincho, uma das melhores opções é o guincho hidráulico. Os guinchos também podem ser investidos separadamente, em compatibilidade com o modelo do seu veículo.

Se o que você procura é custo-benefício, o caminhão com guincho hidráulico é uma ótima escolha. Usado principalmente em operações diárias, esse tipo de guincho está em caminhões que possuem uma rotina intensa de reboque. Ele é capaz de atingir uma tração de 7500kgf e elevação de 1300kgf.
 
Mesmo que a demanda seja inferior, é melhor optar pelo guincho hidráulico para reboque de alta performance principalmente porque ele terá uma maior durabilidade, por muitas vezes não chegar a atingir a sua capacidade máxima de operação.
 

Caminhões guinchos não transportam caminhões carregados

É muito comum que um caminhão que está transportando uma carga apresente problemas e necessite de um guincho em alguma parte do seu trajeto. Porém, ao solicitar um caminhão guincho, o caminhão que será transportado não pode estar carregado.

Antes de pensar em se livrar da carga de alguma forma, é necessário entender os motivos que levam à essa decisão. O transporte de um caminhão carregado pode causar acidentes, porque apesar dos caminhões guincho terem um motor potente, nem todos têm a potência necessária para arrastar um caminhão de grande porte pelas ruas.
 
O valor da carga também conta muito nessa situação. Afinal, no momento de suspensão do caminhão que será rebocado, a carga automaticamente está em risco e ao ser levantado, principalmente pela parte dianteira, o veículo pode acabar tombando e sendo danificado. Um ponto importante é que mesmo com o contrato de seguro para o seu caminhão, ele não se estende para a carga.
 

Conclusão

É preciso estar atento à necessidade do serviço que você irá oferecer antes de escolher o modelo ideal de caminhão guincho. Esperamos ter ajudado você a entender melhor os modelos que estão em alta no mercado atual.

E, não se esqueça, se você vai trabalhar com seguradoras, oficinas mecânicas, concessionárias de veículos ou até mesmo para o Detran, é preciso estudar bem a estratégia de chegada até esses clientes e o volume de serviços que eles podem oferecer. Há muitas maneiras de conduzir o seu acesso e apresentar todas as informações necessárias na hora de captar o cliente.
 
Também é importante sempre lembrar que o caminhão guincho tem uma vida útil que deve ser utilizada dentro do cálculo da depreciação, até a troca do guincho atual por um guincho novo.
 
E aí, gostou desse artigo? Fique por dentro do nosso blog e não se esqueça de acompanhar as nossas redes sociais para receber mais conteúdos como esse.

Até a próxima!

8 respostas

  1. Ótimo trabalho!
    Após perder muito tempo na internet encontrei esse blog
    que tinha o que tanto procurava.

    Parabéns, Gostei muito.
    Meu muito obrigado!!!

  2. Bom dia.eu estou inderesado comprar um caminhão guincho para começar a trabalhar minha CNH d remunerada sou do rio de janeiro… Vale a pena gastar muito para investir vai der retorno rápido.

    1. Olá Anderson, tudo bem? Agradecemos a sua mensagem. A Infornet é uma empresa desenvolvedora de sistemas para gestão. Aqui em nosso blog compartilhamos algumas dicas que podem auxiliar guincheiros e prestadores no seu dia a dia, mas para melhor análise sobre investimento, recomendamos que procure uma consultoria especializada. Abraços! Att. Equipe Infornet

  3. Boa noite li os comentários achei muito interessante estou pesquisando porque eu quero entrar pro ramo não tem experiência no ramo de reboque mais não tenho dificuldade pra aprender preciso no momento qual seria a marca e modelo que devo fazer o investimento vocês pode me ajudar.

    1. Olá Gilberto, tudo bem? Agradecemos o comentário. A Infornet é uma empresa de tecnologia e portanto, não sabemos indicar qual seria o melhor caminhão para esse investimento, depende de muitos fatores como a rotina de trabalho e seus objetivos. Nós trouxemos esse conteúdo com o intuito de auxiliar quem quer começar nesse segmento, mas infelizmente não temos propriedade para indicar qual seria a melhor opção. Recomendamos fazer uma busca com os fornecedores mais conhecidos para avaliar suas opções. Abraços! Att. Equipe Infornet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *