Aprenda a calcular o consumo de combustível da sua frota e diminua custos

Você, responsável por uma empresa de guincho e reboque com uma grande frota de caminhões, já pensou em como pode diminuir custos referentes aos gastos de combustível? Esse pode ser um dos grandes desafios para quem gere este tipo de empresa, e por isso, a Infornet preparou esse conteúdo para te ajudar. No artigo de hoje, iremos te ensinar a realizar esse cálculo e dar algumas dicas de como você pode ter uma gestão de frota mais eficiente e assertiva.

O valor gasto com combustível nesse tipo de empresa pode ser surpreendente, chegando a ser uma das áreas com maior índice de custos da operação. Portanto, ao saber calcular o consumo correto que a sua frota utiliza, você consegue reduzir custos e aumentar a lucratividade do seu negócio. Além de reduzir custos, a prática de realizar esse cálculo pode prevenir outros problemas, como identificar veículos com consumos anormais ou falhas frequentes. Mas como fazer isso?

Sabemos que o cálculo para consumo de combustível se baseia na relação entre a quilometragem percorrida por litro de combustível consumido, ou seja, quantos km o seu caminhão de guincho consegue fazer por litro. Quanto menos combustível for gasto neste caso, maior será a eficiência do veículo e menor será o custo. Isso aplicado em uma empresa com uma grande frota, trará uma economia maior ainda.

Para realizar esse cálculo e conseguir encontrar essa resposta, é bem simples. Precisamos considerar três informações: a quilometragem do veículo quando o tanque estava completo, a quilometragem quando precisou abastecer novamente e quantos litros foram necessários para encher o tanque neste momento.

Com essas informações em mãos, devemos usar a seguinte fórmula:

Cálculo de combustível

Para ficar mais fácil o entendimento, vamos usar um exemplo:

Um veículo estava com o tanque cheio na segunda-feira e segundo o painel de quilometragem, estava com 100km rodados. Depois de realizar várias viagens ao longo da semana, o motorista precisou abastecer novamente. Nesse momento, o painel apontava 200km. Para encher o tanque, foram necessários 12 litros de combustível.

Então nossa fórmula fica assim:

200km – 100km / 12l = 8,3km/l

Em outras palavras, esse veículo percorre cerca de 8,3km para cada litro de combustível.

Para saber se este está sendo um bom desempenho, o ideal é procurar o valor de referência do modelo do veículo e fazer uma comparação. Se para o modelo do nosso exemplo, o valor de referência fosse 10km/l, logo deduzimos que o veículo não está atingindo a maior eficiência e isso pode ser devido a diversos fatores, como falta de manutenção, perfil do motorista e até mesmo as rotas que estão sendo utilizadas.

Então, agora que você aprendeu como realizar o cálculo de combustível, como podemos usar essa informação para diminuir custos?

Conforme abordamos acima, se um veículo não está tendo a maior eficiência, alguns pontos devem ser observados, dentre os principais:

  • Verificar se o combustível utilizado para abastecer está sendo de qualidade;
  • Estar com as manutenções dos veículos em dia;
  • Evitar estradas esburacadas ou com trânsito intenso.

 

Ao identificar esses pontos, você consegue trabalhar formas para resolver esses problemas e assim conseguir que o veículo tenha um desempenho melhor.

Outra dica que pode fazer a diferença é implantar sistemas em sua empresa que ajudem a realizar essa gestão de frota. Por exemplo, aqui na Infornet temos o WebPrestador, um sistema para gestão de prestadores de serviço para assistências 24 horas, como guincho e reboque. Dentro da nossa ferramenta, há um campo para controle de manutenção e combustível da frota de caminhões da empresa. Com essas informações registradas em um sistema, fica muito mais fácil fazer o controle da frota.

Além disso, no WebPrestador há outras ferramentas financeiras que ajudam a reduzir custos de outras áreas e otimizar os processos da empresa. Se você tem interesse em conhecer nosso sistema e saber como ele pode transformar a rotina do seu negócio, não hesite em conversar com um dos nossos consultores:

Gostou desse conteúdo? Então continue nos acompanhando aqui no blog e também em nossas redes sociais!

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *